Ele foi forte, firme e não perdeu o fôlego ao subir e descer os 365 degraus que compõem a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, e sem nenhuma preparação especial cumpriu a promessa: passou pela prova com a suspensão intacta. Criada pela MPM Propaganda, essa foi uma das peças de televisão desenvolvidas para o lançamento do Fiat 147 – o primeiro veículo da Fiat feito no Brasil na fábrica de Betim (MG). Produzido entre 1976 e 1986, o Fiat 147 era derivado do modelo 127 italiano, e na época era o menor automóvel montado no país. A proposta da empresa era a de oferecer para o consumidor um veículo moderno, familiar e econômico.Começava aí uma jornada de inovação e ousadia que vem marcando os quase 40 anos da Fiat no Brasil. A montadora cresceu e conquistou a liderança de vendas de automóveis e comerciais leves, posto que mantém há 13 anos, e o bom desempenho continua. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a julho deste ano foram emplacados 274.783 veículos da marca Fiat sendo o modelo Palio, o mais vendido, com 74.069 unidades emplacadas.
Sem medo de polêmicas
Um exemplo do trabalho conjunto desenvolvido pela Fiat e suas agências foi a campanha institucional “Vem pra Rua”, de 2013 – uma ação integrada que envolveu não só a Leo Burnett, mas também a Isobar Brasil, responsável pelo digital da marca. Para Marcelo Reis, a empresa tem muito a ver com o protesto popular que ocorreu naquela ocasião. “A Fiat foi um dos atores que criou um jingle cantado nas manifestações e ajudou a dar um tom midiático ao tema. Hoje, o jingle é usado como nome de movimento, o Vemprarua.org. Naquele momento, a marca teve coragem de permanecer na mídia”, conta.
O executivo da Leo Burnett destaca outra campanha com tema polêmico, lançada em fevereiro deste ano, para o lançamento do Novo Punto. O filme, que tinha como mote “Você no comando”, incentivava as pessoas a usar bicicletas como meio de transporte alternativo. Anos antes, em 2002, com a campanha “Rever conceitos”, a Fiat já havia convidado seus consumidores a repensarem as ideias com relação a diferentes tipos de preconceitos de forma sutil, mas com grande impacto, levando o público à reflexão. Em um dos filmes, uma moradora de um edifício de luxo indica de forma arrogante o elevador de serviço a uma senhora ao seu lado, que diz: “Ah é? É que eu comprei a cobertura há pouco tempo e não conheço bem o prédio. Obrigada, viu?”, responde ela.
O poder da mídia digital
A inovação na Fiat se dá em diferentes frentes: a montadora foi, por exemplo, a primeira a ter uma picape derivada de um automóvel; um carro nacional com computador de bordo e também com air bag. Na comunicação, o caminho é o mesmo. A marca foi pioneira no universo digital e, nos últimos 13 anos, vem desenvolvendo uma parceria bem-sucedida com a Isobar Brasil, antiga AgênciaClick, sua agência da área. “Começamos nosso relacionamento com a Fiat em outubro de 2002 vendendo o Palio pela internet, mostrando que o consumidor que estava em Manaus, por exemplo, podia comprar seu carro pela web e recebê-lo sem custo de frete. Já era um diferencial. Nessa época, não havia campanha, o que se tinha era uma plataforma onde o consumidor montava seu carro e fazia sua compra”, conta Claudio Souza, VP de operações da Isobar Brasil, ao acrescentar que ambas as empresas tinham suas histórias ligadas à inovação: a Fiat na indústria automobilística e a agência na comunicação digital.
Souza lembra que, em 2002, a agência foi convidada junto a outras seis para apresentar um projeto que seria a nova cara do portal da Fiat. “Diferentemente dos demais concorrentes, não apresentamos layouts, mas sim um projeto de planejamento estratégico de como deveria ser a presença da Fiat na internet dali em diante.” A Fiat comprou o desafio e sabia que era importante ter uma atuação de destaque no digital. O projeto levou quase um ano para ficar pronto. Estudou-se como o internauta se posicionava enquanto consumidor e se relacionava com o carro no Brasil, em uma das primeiras pesquisas feitas com usuários da web. “Isso foi em uma época em que as empresas se preocupavam somente em colocar sites maravilhosos em operação sem saber como o consumidor iria navegar. Fazíamos a adequação do projeto a cada seis meses.”
Em 2004 foi realizada uma grande campanha da Fiat na internet, com o lançamento do Stilo Connect, que uniu web e celular. Contava-se uma história e o internauta recebia, depois de viver algumas experiências on-line, o final, que era diferente para homens e mulheres. “Cada público recebia um e-mail com um final diferente para o filme, com 50/60 formatos diversificados, hoje são utilizados até 400 formatos em uma campanha”, diz Souza.
O executivo lembra que, na revisão do projeto se percebeu o crescimento do mobile. Em seguida, houve o lançamento do Punto (2005) “com uma plataforma 100% feita para o mobile com cerca de 10 mil usuários acessando. Inventamos formatos que começaram a interferir no conteúdo dos portais. O acompanhamento dos resultados de audiência mostrou que estávamos no caminho certo”. Nos anos de 2008/2009 outra iniciativa de sucesso foi o Fiat Mio, primeiro veículo-conceito construído em conjunto com o consumidor. “Foi o primeiro carro crowdsourced da história, com a participação de 17 mil de internautas de mais de 130 países.”, lembra Souza.
A Isobar Brasil já recebeu mais de 50 prêmios somente com a Fiat. Foi com um trabalho para a empresa, aliás, que a agência ganhou um leão em inovação no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade no ano passado. O reconhecimento foi pela criação da Fiat Live Store, uma plataforma que permite interação em áudio e vídeo, em tempo real, entre o cliente e especialistas nos carros da montadora. A inciativa tornou-se um projeto global este ano.
Em 2015 também, a Fiat e a Isobar Brasil estiveram novamente entre os selecionados para disputar a categoria de inovação no festival com o projeto Safe Key, um dispositivo que só permite que o motorista ligue o carro após soprar um bafômetro e provar que não bebeu. O projeto é uma forma de trazer inovações de impacto à segurança no trânsito. “Resolvemos fazer mais que uma campanha. Criamos um acessório inovador com o objetivo de provocar uma mudança efetiva no hábito dos motoristas”, comenta João Ciaco.
“Temos de vender e ter sempre na mente do consumidor que a Fiat não para e está sempre inovando. O digital tem hoje um percentual entre 20% e 25% do mix de comunicação da Fiat, e uma audiência líder em internet de quase 5,5 milhões de usuários e 1 milhão de carros montados mensalmente, o que gera dados para ser mais assertivo na entrega e na comunicação com o consumidor”, comenta o executivo da Isobar Brasil.
Para Marcelo Reis, a Fiat é uma marca líder porque se posiciona como democrática e acessível com o objetivo de ser companheira do brasileiro em seu crescimento. “E faz isso de um jeito leve, sempre alto astral. Hoje, a Fiat é a marca do Brasil, uma conquista feita não só pela comunicação e relacionamento, mas pelo entendimento do brasileiro. Isso faz a Fiat ser o que ela é: uma empresa ágil, que toma decisões em prazos curtos, que não tem medo de mudar de estratégia no meio do caminho, porque ela quer ser democrática”, finaliza o sócio e copresidente da Leo Burnett Tailor Made.
Agência Fiat une forças pelo cliente
Há quatro anos, o mercado publicitário brasileiro conheceu um novo modelo de atuação no qual duas agências publicitárias de peso se uniram com o objetivo de ganhar em sinergia, potencialização de ideias e otimização de recursos para atender um cliente – a Fiat. Para responder à necessidade da montadora em ter uma comunicação integrada, profissionais da Agência Leo Burnett Tailor Made e da AgênciaClick Isobar (hoje Isobar Brasil) passaram a coliderar o planejamento e a criação das campanhas da montadora. Essa união de forças entre a expertise em publicidade off-line da Leo Burnett e on-line da Isobar Brasil resultou na criação da Agência Fiat.
As agências continuam independentes, cada uma com seu portfólio de clientes, mas nesse modelo de coliderança elas trabalham em conjunto, desde o desenvolvimento do planejamento estratégico até o lançamento de veículo ou de uma campanha de varejo. O modelo é resultado do relacionamento longo e maduro que as duas agências têm entre si e com a Fiat e também do conhecimento profundo das necessidades da empresa. “A comunicação tem de ser pensada junta, é preciso unir esforços, e por isso deixamos a vaidade publicitária de lado, para colocar o cliente sempre em primeiro lugar. Fazemos tudo para que a Fiat apareça e não as agências”, conta Marcelo Reis, sócio e copresidente da Leo Burnett Tailor Made.
“Um exemplo desse trabalho conjunto é o “Vem pra Rua”, de 2013, uma iniciativa integrada que conquistou o Brasil”, completa o executivo. Nos quatro anos de existência, a Agência Fiat produziu centenas de campanhas. A primeira delas envolveu os atores Ricardo Macchi e Dustin Hoffman para comunicar o Fiat Cinquecento. Além destas, também se destacam o lançamento do Novo Uno (2012); “Dirija com Responsabilidade” (2012); “Novo Palio. Sempre do seu lado” (2013); “Descolado como você” (2014) para o lançamento do Novo Uno 2015, entre outras.